Fotografia: Pedro Chavedar
Conteúdo

Linha do tempo

Linha do tempo

Metodologia

Com o objetivo de documentar e apurar as violações cometidas por agentes do Estado no contexto das manifestações no ano de 2013, a ARTIGO 19 desenvolveu uma metodologia para pesquisar os protestos ocorridos desde o início do ano no país.

A pesquisa que se constituiu da análise dos seguintes veículos:

Montou-se uma base de dados no Excel a partir das informações coletadas nas fontes eleitas para busca. As informações sobre as violações, como o uso de armas inadequadas ou a falta de identificação da polícia, foram complementadas com vídeos e imagens que comprovassem a veracidade da informação ali contida.

Cabe esclarecer que o relatório não se restringe a este monitoramento e, portanto, nem todo o conteúdo está baseado na metodologia acima descrita. Também foram utilizados, para construção do relatório, pesquisas de padrões internacionais a respeito do direito de protestos, jurisprudência e legislação nacional, consulta a projetos de lei a partir dos sites da Câmara dos Deputados e Senado Federal, além de consulta de outras fontes de informações como páginas eletrônicas de jornais de circulação tanto nacional quanto regional e sites e páginas de grupos e movimentos ligados aos protestos.